O que antecipou o Stickymat na História?

ancient-yogui

Yogui sentado sobre pele de tigre com templo Shiva atrás. Fonte

Desde os tempos primordiais, especial atenção se deu ao local e à superfície sobre a qual se exercia a prática do Yoga.
No texto épico do Bhagavad Gita encontram-se indicações precisas:

The yogi should retire into a solitary place, and live alone. He must exercise control over his mind and body. He must free himself from the hopes and possessions of this world. He should meditate on the Atman unceasingly.
The place where he sits should be firm, neither too high nor too low, and situated in a clean spot. He should first cover it with sacred grass, then with a deer skin; then lay a cloth over these. As he sits there, he is to hold the senses and imagination in check, and keep the mind concentrated upon its object. If he practises meditation in this manner, his heart will become pure. (Bhagavad Gita 6:10)

Bhagavad Gita Home Study Course_Swami Dayananda

A pele do Tigre

Yogui ascético com o seu completo equipamento de viagem. Fonte

A pele de animal acompanha o estilo de vida errático do Yogui da Índia antiga, por razões funcionais e simbólicas.

As razões funcionais:
A pele do animal constitui uma base antiaderente, isolante e suficientemente ampla para a prática, para além de ser cómoda para transporte.

As razões simbólicas:
O Tigre representa as nossas paixões e instintos básicos. Sentar sobre a pele de Tigre significa vitória sobre a nossa mente, o nosso ego e as nossas energias básicas. O Tigre doa-nos a força e a coragem para ultrapassar todos os obstáculos do mundo ilusório e agirmos destemidamente.

O Stickymat

Stickymat com Tigerprint Fonte

Com a introdução da Yoga no Ocidente, os praticantes adotaram toalhas ou tapetes de algodão. Superfícies de borracha foram usadas originalmente como material intermédio para evitar que os tapetes de algodão deslizassem.

Angela Farmer, professora de Yoga numa visita à Alemanha em 1982, encontrou num mercado local um rolo de revestimento de carpetes. Seguindo o seu insight, re-adaptou este para o tamanho de uma toalha, semelhante ao que usava durante as suas aulas. De regresso a Londres o sucesso foi incitou o Pai de Angela, Richard Farmer, a contactar o fabricante alemão de revestimento. Tornou-se assim o primeiro retalhista de stickymats.

O negócio do tapete de yoga com fabrico próprio foi comercializado por Hugger Mugger na década de 1990. Em 2002, surge o primeiro stickymat ecológico fabricado pela marca EcoYoga e vendido por Yogamatters.

Fontes:
“Then + Now: 40 Years of Yoga Gear”, Yoga Journal
“The Sticky Business + History of Yoga Mats”, Yoga Journal
Wikipedia

Como escolher

Roma Blair
Roma Blair, anos 60

Por fim, para quem não quer prescindir da força do Tigre e da garantia antideslizante, pode sempre combinar ambos, personalizando o seu stickymat com a pele do tigre! (ex. Yogamatic)

Para escolher o stickymat adequado á sua prática, deve ter em conta os parametros da espessura, material, textura e a exigência da prática. Um artigo interessante de análise comparativa de tapetes de yoga pode encontrar aqui.

Independentemente do aspeto estético, recomendo um stickymat “eco” (borracha e juta) com uma espessura de mínima de 3 mm. Para inspiração espreite os produtos da Yogamatters Sticky Yoga Mat, Manuka Life Linen Yoga Mat, HuggerMuger e Jivana Props.

Boa prática!